Prefeitura de Castanhal declara transmissão comunitária de coronavírus no município


A confirmação de dois novos casos de coronavírus em Castanhal, nesta segunda-feira (13), sem que os pacientes tenham viajado ou entrado em contato com pessoas doentes, fez com que a Prefeitura de Castanhal ligasse o alerta e comunicasse que o município registra agora casos de transmissão comunitária.

O anúncio partiu do chefe do executivo municipal, Pedro Coelho Filho. A transmissão comunitária acontece quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus já circula entre pessoas.
“É lamentável informar, mas chegamos infelizmente a esse ponto. Nossas ações a partir de agora requerem medidas mais emergências e atenção redobrada. Queremos contar também com a colaboração das pessoas que fiquem em casa, para impedir a propagação do vírus. Cada um fazendo a sua parte, nós venceremos esse inimigo invisível”, disse o prefeito.

Um bebê  e uma senhora de 84 anos são as duas novas confirmações de pacientes com coronavírus na Cidade Modelo.

Atualmente Castanhal está sob o Decreto 28/20, publicado no dia 31 de março. A expectativa é que até a quarta-feira (15) a Prefeitura de Castanhal publique novo Decreto Municipal relacionado à pandemia.

Confira um resumo do Decreto 28/20, clicando aqui!

A declaração de transmissão comunitária da Covid-19 deixa o município em estado de alerta, afirmou a secretária municipal de Saúde, Carla Lima. “Não devemos descuidar. O isolamento domiciliar é necessário. Se for sair de casa observar o distanciamento social e restringir o deslocamento para as atividades necessárias, evitando aglomerações”, ressaltou.

O total de infectados em Castanhal para 06 pessoas. Os casos estão sendo diariamente acompanhados pela Vigilância em Saúde de Castanhal.

“As medidas de prevenção devem ser contínuas. E as orientações que determinam o decreto municipal de enfrentamento a Covid-19, obedecidas. Só assim podemos controlar a transmissão do vírus em nosso município”, recomendou a Coordenadora Municipal em Vigilância em Saúde, Raiza Oliveira.