Festival Expofac Deck promete movimentar Castanhal com música, humor e valorização dos talentos regionais


🟢 GUIA DE EVENTOS

Castanhal se prepara para receber um dos maiores eventos culturais do nordeste paraense. Entre os dias 26 e 28 de junho e 2 a 5 de julho, o Festival Expofac Deck – Semear Novos Talentos levará ao público uma programação gratuita com mais de 40 atrações, reunindo música, dança, stand-up, mágica e manifestações artísticas que prometem movimentar a cena cultural da região. Os interessados devem se inscrever por meio do site: www.expofacdeck.com.br

Ao longo de nove dias, artistas consagrados e novos talentos dividirão o palco em uma proposta que busca democratizar o acesso à cultura e ampliar as oportunidades para quem deseja iniciar ou fortalecer sua trajetória artística.

Entre as atrações confirmadas estão Wanderley Andrade, Banda Xeiro Verde, Lohanzinho, I Love Pagode, Adriana Oliver, Jamilly Araújo, Gabriel Pompeu, Joelson Pantoja, Nega Lora, Kim Marques, Francy Ribeiro e Banda Lamazon, além de diversos artistas regionais.

Segundo Alexandre Almassy, responsável pela organização do festival, a ideia surgiu a partir da dificuldade enfrentada por novos artistas para encontrar espaços onde pudessem apresentar seus trabalhos.

“Eu desenvolvi esse projeto através de uma amiga que gostaria de ser cantora e estava encontrando dificuldades para conseguir locais para se apresentar. Isso me deu o estalo para criar um evento onde a gente pudesse captar novos talentos e oferecer uma oportunidade real para que essas pessoas mostrassem o seu trabalho ao público.”

Além da programação artística, o festival também abriu inscrições para participantes em cinco categorias: Cantor(a), Banda, Dança, Stand-up e Mágica. Os vencedores de cada modalidade receberão premiação de R$ 1 mil.

Cultura como oportunidade

A proposta do Expofac Deck vai além do entretenimento. O evento busca criar conexões entre artistas emergentes, produtores culturais e o público, fortalecendo a cadeia criativa da região e estimulando novos projetos culturais.

A expectativa da organização é que o festival também gere impactos positivos na economia local, movimentando setores como alimentação, hospedagem, transporte, comércio e prestação de serviços durante os dias de programação.

Alexandre Almassy destaca que o projeto foi estruturado para funcionar como uma vitrine para artistas de diferentes municípios paraenses.

“Os inscritos podem ser de qualquer região do Estado do Pará. Quem quiser participar pode se inscrever e ter acesso a um palco estruturado para apresentar seu talento. Nosso objetivo é justamente abrir portas para novos artistas e, dependendo do desenvolvimento de cada um, criar conexões que possam contribuir para uma trajetória profissional no futuro.”

O Festival Expofac Deck – Semear Novos Talentos conta com o apoio da Talentos da Amazônia, e destaca o papel de Castanhal como um dos principais polos culturais do nordeste paraense.

Confira a programação:

26/06
20h – Nêga Lora
23h – Joelson Pantoja

27/06
23h – Wanderley Andrade
00h – Afonso Cappelo

28/06
23h – Lohanzinho
1h30 – Banda Xeiro Verde

 

Serviço:

📍 Festival Expofac Deck
📅 Dias: 26, 27 e 28 de junho | 2, 3, 4 e 5 de julho
🕗 Horário: A partir das 20h
📍 Local: Parque de Exposições de Castanhal
🎟️ Entrada gratuita

Com uma programação que reúne artistas regionais, manifestações culturais e diferentes formas de entretenimento, o Festival Expofac Deck chega para ampliar as atrações da EXPOFAC 2026 e reforçar o protagonismo de Castanhal como um importante polo cultural do nordeste paraense.