Castanhal recebe Workshop do Cadastur 3.0 nesta quarta (17)


A Cidade Modelo recebe no dia 17 de abril (quarta-feira) o Workshop do Cadastur 3.0, realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) com objetivo de capacitar e sensibilizar empreendedores do turismo de Castanhal.

O workshop será às 19:00, na sede da Associação Empresarial de Castanhal (ACIC).

Apoiam o evento ACIC, Sebrae e Prefeitura de Castanhal.

A capacitação percorre vários municípios do Pará, como Belém, Ananindeua, Santarém, Abaetetuba, Tucuruí e Santana do Araguaia. O objetivo é fortalecer o empresariado e o trade turístico estadual para a COP30.

A qualificação e linhas de financiamentos do evento são voltados para a COP30, com o objetivo de fortalecer o empresariado e trade turístico da capital e municípios diante dos grandes desafios e oportunidades com a Conferência do Clima.

O evento é gratuito, mas é necessário fazer inscrição. Acesse o link para inscrições: https://forms.gle/zn3NHjzSCgoPmgjM8

CADASTUR

Criado através da lei 11.771/2008, o Cadastur é o programa executado pelo Ministério do Turismo que visa cadastrar, sensibilizar e informar os benefícios oferecidos pelo órgão federal. “

O Cadastur é importante para o empresário, para o turista, para o trade, é bom para você e para o turismo. É uma ferramenta confiável de busca de dados regularizados, já que o empreendedor precisa atender uma série de critérios”, comenta Leda Moreira, Coordenadora de Planejamento de Políticas Públicas da Setur.

É obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo -MEI (Microempreendedor Individual). Outras atividades podem ser cadastradas em caráter opcional.

Ele permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado Cadastur, assim como oferece benefícios aos cadastrados. Para se cadastrar no Cadastur, é necessário preencher um formulário online com informações sobre a empresa ou o profissional e pagar uma taxa, que varia de acordo com a categoria.

Após o cadastro, é emitido um certificado válido por um ano, que deve ser renovado anualmente. O não cadastramento ou a irregularidade no Cadastur podem acarretar multas e outras penalidades.