Águas do Pará inicia operação em Castanhal e Inhangapi
🟡 GUIA DE SERVIÇOS
A Águas do Pará começa, nesta segunda-feira (8), a operação definitiva em Castanhal e Inhangapi, passando a atender mais de 195 mil pessoas na Região Metropolitana de Belém (RMB) e proximidades.
A entrada, inicialmente prevista para 2026, foi antecipada com o objetivo de acelerar melhorias estruturais e garantir mais qualidade e regularidade no abastecimento de água das duas cidades já nos primeiros 100 dias de operação. A empresa assume integralmente a operação, incluindo captação, tratamento, distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto.
Em Castanhal, a concessionária inicia os trabalhos priorizando a recuperação e limpeza de quatro poços de captação de água, beneficiando diretamente as regiões de Tangarás, Fonte Boa e Milagres. A concessionária também realizará a perfuração de dois novos poços, além de promover melhorias no sistema de tratamento e ampliar a reserva de água do município. As ações devem resultar em um aumento de 150 mil litros de água por hora na oferta total do sistema, melhoria que alcançará cerca de 30 mil pessoas.

Já em Inhangapi, a companhia vai realizar a revitalização e limpeza do reservatório central, além da limpeza de um dos poços que abastece a cidade, garantindo melhorias na qualidade da água fornecida a aproximadamente mil moradores.
De acordo com o gerente executivo da Águas do Pará, Lucas Damaceno, a etapa inicial da operação prevê intervenções rápidas e estruturantes nos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água. “A antecipação da operação representa um compromisso imediato com a ampliação da regularidade e da qualidade da água entregue às famílias. Em Castanhal e Inhangapi, estamos iniciando uma série de ações estruturantes, para os primeiros três meses, que aumentam a capacidade dos sistemas e aceleram melhorias que a população espera há muitos anos”, explica ele, acrescentando que as intervenções no sistema de esgotamento sanitário estão em estudo para posterior implantação.
Além dessas duas cidades, a Águas do Pará também passa a operar em outros 34 municípios no estado, a partir desta segunda-feira (8). Com isso, já, são 37 cidades atendidas pela concessionária, que correspondem a 3,1 milhões de pessoas em áreas urbanas – incluindo Belém, Ananindeua e Marituba, onde a Águas do Pará opera desde 1º de setembro.
Para a definição das localidades que integram o cronograma de entrada neste mês, considerou-se o acesso rápido às informações técnicas e comerciais dos municípios, além da mobilização de pessoal e equipamentos necessários para viabilizar os serviços com qualidade.
Além dos investimentos previstos, as famílias em situação de maior vulnerabilidade financeira terão direito à Tarifa Social. A meta, em todo o estado, é atender até 1,6 milhão de paraenses com o benefício, o que corresponde a 30% da população.
Canais de Atendimento
Moradores de Castanhal e Inhangapi passam a contar com os canais de atendimento gratuitos e 24 horas da Águas do Pará, disponíveis pelo 0800 091 0091 (WhatsApp e ligações), pelo site aguasdopara.com.br e pelo aplicativo Águas App, para Android e iOS. Por esses canais, a população pode se informar sobre os serviços de abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgotamento sanitário. Em Castanhal, haverá ainda o atendimento presencial, que será realizado na Usina da Paz, localizada na Rua do Contorno, s/n, bairro Jaderlândia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Operação assistida
Em outras 89 cidades paraenses, a Águas do Pará segue em operação assistida, período de transição que pode levar até 180 dias e durante o qual é realizado o mapeamento dos sistemas existentes, identificação das prioridades operacionais e desenvolvimento do plano de investimento, alinhado às metas contratuais. Durante a operação assistida nesses municípios, os atuais operadores de água e esgoto seguem trabalhando normalmente, incluindo o atendimento aos clientes.
Universalização do saneamento
A Águas do Pará será responsável pelos serviços de água e esgotamento sanitário em 126 municípios do estado, beneficiando 5,5 milhões de pessoas. A meta é alcançar, até 2033, atendimento com abastecimento de água para 99% da população da Região Metropolitana de Belém, Marajó, Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Baixo Amazonas. Já a universalização do esgotamento sanitário, com 90% de atendimento, deverá ser atingida até 2033 na Região Metropolitana de Belém e Marajó; e até 2039 nas regiões Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Baixo Amazonas. Estão previstos mais de R$ 18,7 bilhões em investimentos durante os 40 anos de contrato – o maior investimento da história do saneamento na Amazônia Legal.
Serviço
Nas 37 cidades onde opera, a Águas do Pará mantém canais diretos com a população 24 horas por dia, sete dias da semana, que são o 0800 091 0091, disponível para ligações telefônicas e mensagens no WhatsApp, e o aplicativo Águas App, disponível para Android e iOS.
Os paraenses também podem acompanhar as ações da concessionária por meio do site institucional (www.aguasdopara.com.br) e das redes sociais (@aguasdoparaoficial).

