Diocese de Castanhal comemora 20 anos de instalação
A Diocese de Castanhal celebra 20 anos de instalação (2005-2025) e a Igreja Católica celebra o Ano Jubilar da Esperança.
Nesta quinta-feira (27) haverá missa solene, às 18:00, em ação de Graças pelos 20 anos da Diocese de Castanhal e pelos 14 anos de dedicação da Catedral Santa Maria Mãe de Deus.
A celebração será presidida pelo cardeal Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.
A identidade visual do Ano Pastoral 2025 e da V Assembleia Diocesana de Pastoral (05-07/06) foi feita pelo artista @erasmoarte , expressa as características de nossa Igreja local.
O número 20 em algarismo romano (XX) traceja a Catedral Santa Maria Mãe de Deus, igreja mãe de nossa Diocese. No centro da arte, a torre do Filho, com sua cruz, apresenta-se como sustento da edificação. As cores vibrantes revelam a diversidade e a beleza do povo amazônico.
À esquerda, ligado a Catedral, o mapa do território da Diocese com os 25 municípios que a compõem, interligados pelas estradas que partem da sua sede, Castanhal.
As escadarias da Catedral se confundem com nossas águas doces e salgadas, em sua variedade de peixes e de gentes. Nessas águas, a canoa do ribeirinho com sua família avança como símbolo do povo de Deus que caminha sempre adiante no horizonte do Reino de Deus.
A frondosa árvore que delicada surge por detrás da torre aponta para a Igreja que sonhamos ser hoje e amanhã: plantada à beira do rio da Palavra viva de Deus, uma Igreja bem edificada, com raízes sólidas e firmes, que germine frutos abundantes e seja sombra para quantos anseiam de cuidado.
A cruz-âncora e os quatro peregrinos que remetem aos “quatro cantos do mundo”, unem o caminho de nossa Diocese à Igreja no mundo inteiro que vive o Ano Jubilar, apresentando assim o lema do Ano Pastoral: Há 20 anos, peregrinos da Esperança!