Major Lameira assume o comando do 2º GBM de Castanhal
O 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Castanhal está sob novo comando. Desde o início de julho responde pelas ações da unidade o major Marcos LAMEIRA.
O oficial estava lotado no Grupamento de Socorro e Emergência já tendo passado pelos Grupamentos de Cametá, São Miguel do Guamá, Santa Izabel e pela Diretoria de Telemática.
Filho de Castanhal, major Lameira faz sua segunda passagem em sua terra natal.
A cerimônia de troca de comando deve acontecer no mês de agosto, tão logo encerre a operação verão.
Atualmente a unidade cobre um total de 10 municípios. São eles: Castanhal, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Maracanã, Marapanim, São Francisco do Pará, Terra Alta, Magalhães Barata e São Domingos do Capim.
HISTÓRICO DO 2º GBM
Desde 1981 Castanhal tem sede do Corpo de Bombeiros Militar. O primeiro quartel criado, o 2º Grupamento de Incêndio (2ºGI), foi improvisado no Ginásio de Esportes Loyola Passarinho. O objetivo era responder aos intensos casos de incêndios que assolavam a população castanhalense, e obrigavam guarnições a se deslocarem diariamente de Belém no começo da década de 80.
Em 1990, após a emancipação do CBMPA, as instalações do 2ºGI foram deslocadas para o endereço permanente na Tv Floriano Peixoto, nº 1716, no bairro Pirapora em Castanhal. Em 1994, após ampliações e melhorias em sua estrutura, o quartel dos bravos combatentes de Castanhal foi inaugurado pelo então governador Jader Barbalho como 2º Grupamento Bombeiro Militar (2º GBM).