Prefeitura realiza I Fórum Municipal de Prevenção e Enfrentamento do HIV em Castanhal/PA


A Prefeitura de Castanhal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), realiza no dia 26 de setembro o I Fórum Municipal de Prevenção e Enfrentamento do HIV em Castanhal/PA, com o tema “Enfrentamento do HIV e da AIDs no município de Castanhal”.

É co-realizador da iniciativa, o 3º Centro Regional de Saúde. Apoiam o evento: Unopar, Unip e Unigrande, Idomed, Estácio Castanhal e Mariza Foods.

O Fórum acontecerá das 7:30 às 17:00, no auditório da Mariza Foods e deve reunir em torno de 300 pessoas.

A programação é exclusiva para profissionais da saúde, profissionais da educação, acadêmicos da área da saúde e instituições governamentais e não governamentais.

O objetivo principal é a promoção de um fórum intersetorial em Castanhal para discutir a realidade epidemiológica do HIV entre adultos e jovens adultos, identificar fatores sociais, culturais e comportamentais associados a sua prevalência e construir, de forma colaborativa, estratégias de prevenção e enfrentamento articuladas com diferentes setores da sociedade.

PRÉ-EVENTO

Na semana que antecede o evento, de 22 a 25 de setembro, será realizado um ciclo de palestras educativas sobre a prevenção do HIV em 16 escolas públicas de Castanhal, cujo público-alvo são estudantes a partir dos 12 anos.
Também serão capacitados psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos da rede pública municipal.

No mesmo período, a equipe do Centro de Acompanhamento e Testagem (CTA), em parceria com o 3º CRS e equipe da SEMAS, fará visitas técnicas às pessoas em situação de rua e profissionais do sexo.

Também serão realizadas palestras educativas em algumas das grandes empresas do município.

PROGRAMAÇÃO:

7:30 às 8:15 – Credenciamento
8:15 – Apresentação “Crônicas de Estigmas do HIV/AIDS”
8:30 – Mesa de Abertura
09:00 – Coffe Break

PAINEL DO HIV AIDS
9:15 – HIV AIDS Avanços e Perspectivas, com Marcos Santos – coordenador estadual em IST AIDS e coordenador do Comitê Estadual pela Redução da Mortalidade ao HIV AIDS;
9:50 – A potência da Pesquisa, ensino e extensão na luta contra o HIV AIDS: com relatos de experiências e produtos nessas 3 áreas (prof. dr. Luiz Fernando, UFPA);
10:25 – Gênero, Sexualidade e o HIV AIDS: rebatimentos e letramento (Beto Paes, coordenador estadual em IST AIDS);
11:00 -Estigmas, racialidade experiências exitosas no Brasil (Amélia Gárcia e Cledson Sampaoio – Fórum Paraense de ONGs em HIV AIDS);
11:45 – Dados Epidemiológicos, avanços e desafios, na luta contra o HIV AIDS no município de Castanhal (enfermeira Marluce Quaresma, apoio técnico em HIV AIDS);
12:15 – Interação dos participantes com a mesa;
12:45 – Considerações finais.
Mediação: Amiraldo Torres (Referência Técnica em IST AIDS/3º CRS/SESPA)

INTERVALO PARA O ALMOÇO

PROPOSTAS DE ENFRENTAMENTO
14:00 – Trabalho de Grupo por Áreas
Eixos: GT de agentes de prevenção de diversas áreas;
GT de Mídia e Tecnologia da Informação;
GT Pesquisa, Ensino e Extensão Acadêmica (Estudo e Deliberação acerca de proposta de pesquisa)
15:30 – Plenária com apresentação de propostas;
Mediação: Amiraldo Torres, Bruna Santos, Alexandre Barbosa e Marluce Quaresma

FORMAÇÃO DO Fórum PERMANENTE DO HIV/AIDS
16:00 – Construção do Fórum Permanente – Debate Livre com formação de grupo colegiado e seus GTS.
17:00 – Encerramento

SERVIÇO:
I Fórum Municipal de Prevenção e Enfrentamento do HIV em Castanhal/PA
Dia: 26 de setembro (sexta-feira)
Hora: das 7:30 às 17:00
Local: no auditório da Mariza Foods