Espetáculo gratuito “Laica Posse” chega a Castanhal para a 2ª temporada


Nos dias 04 e 05 de outubro, a produtora cultural Brigitte Liberté apresenta a segunda temporada do espetáculo gratuito “Laica Posse”, na Usina da Paz de Castanhal.

A primeira sessão terá intérpretes de Libras e recursos de audiodescrição, garantindo acessibilidade. Antes das apresentações, a programação conta ainda com uma oficina de dança e um cine debate, ambos no dia 03 de outubro, no mesmo espaço.

A peça denuncia a contradição do Estado brasileiro, que se declara laico, mas mantém o debate jurídico sobre aborto atrelado a perspectivas religiosas e moralistas. O espetáculo chama atenção para a urgência de tratar o tema como questão de saúde pública, abordando o controle sobre corpos com útero. Inspirada pelo movimento feminista “Maré Verde”, símbolo da luta pelo direito ao aborto legal e seguro na América Latina, a obra provoca reflexões sobre direitos sexuais, reprodutivos e a realidade brasileira.

Segundo Brigitte Liberté, o objetivo é ampliar o debate sobre o impacto da criminalização do aborto no país. “A dramaturgia do espetáculo busca evidenciar o fato de que o aborto está presente, diariamente, na vida de pessoas comuns que podem gestar, independente de status ou classe social, e que a criminalização é responsável por colocar em risco e, frequentemente, resultar na morte, sobretudo de mulheres negras e periféricas”, afirma a artista.

No dia 03 de outubro, das 9h às 12h, será realizada a oficina de dança “Dançando Combinados”, conduzida por Brigitte e pela diretora do espetáculo, a artista e doutora em Artes Rô Colares. As vagas são limitadas a 20 mulheres (cis ou trans) que serão convidadas a vivenciar experimentações em dança a partir de conexões afetivas.

Ainda no mesmo dia, das 16h às 20h, o público poderá participar do Cine Debate, com exibição do filme brasileiro “Levante” (2023), premiado no Festival Internacional de Cannes. A trama acompanha a história de uma jovem que decide interromper uma gestação, levantando discussões sobre o direito ao corpo e ao poder de escolha. Após a sessão, haverá uma roda de debate sobre o tema, conduzida pela mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará, na linha de Saberes Culturais e Educação da Amazônia, Bianca Neves. A atividade contará com intérpretes de Libras.

SERVIÇO:

Laica Posse

Local: Usina da Paz de Castanhal – R. do Contorno – Bairro Jaderlância – Castanhal, PA.

Entrada Franca

 

03/10 – Oficina de Dança

Hora: 9h às 12h. Público: mulheres (cis ou trans)

Observação: Máximo 20 pessoas

 

03/10 – Cine Debate

Hora: 16h às 20h. Acessibilidade: intérpretes de Libras

Classificação indicativa do filme: 16 anos

 

04/11 – Espetáculo de dança Laica Posse

Hora: 19h30

Acessibilidade: Intérpretes de Libras e audiodescrição

Classificação indicativa: 14 anos

 

05/11 – Espetáculo de dança Laica Posse

Hora: 18h

Classificação indicativa: 14 anos

Projeto financiado pela Política Nacional Aldir Blanc 2025

Categoria: Circulação

Apoio: Coletivo NoiteSuja (@noitesuja), vereadora Vivi Reis (@vivireispsol) e Usina da Paz de Castanhal (@usipazcastanhal).