V Workshop de Aves e Suínos reúne especialistas durante a EXPOFAC 2026


🟢 GUIA DE EVENTOS | Guia de Castanhal

Por Berna Lameira

Evento será realizado no dia 8 de setembro, no Parque de Exposições de Castanhal, com palestras sobre nutrição, tecnologia, manejo, avicultura e gestão

Produtores, profissionais, estudantes e representantes do setor agropecuário terão um dia inteiro dedicado à troca de conhecimento e atualização técnica durante o V Workshop de Aves e Suínos, que será realizado no dia 8 de setembro, no Parque de Exposições Pedro Coelho da Mota, em Castanhal.

Integrando a programação realizada durante a 57ª EXPOFAC, o encontro chega à quinta edição reunindo especialistas para discutir temas diretamente relacionados aos desafios e à evolução das cadeias de aves e suínos.

A programação começa às 7h20, com o credenciamento, seguido da abertura, às 8h20. Ao longo do dia serão realizadas cinco palestras, além de mesas-redondas que permitirão ampliar o debate e a interação entre especialistas e participantes.

Nutrição, tecnologia e eficiência no campo

A primeira palestra, às 8h40, será ministrada por Antônio F. M. Carvalho, da Frango Americano, abordando o tema “Gestão Prática da Nutrição”.

Às 9h20, Édson Maragoni, da Avioste, apresenta a palestra “Tecnologias para melhorar a qualidade de vida das pessoas e potencializar os resultados”.

A programação da manhã segue às 10h20, com Murilo Mora de Assis, da Biochem Brasil. O especialista falará sobre “Desafios e Oportunidades do Estresse Calórico em Avicultura”, tema especialmente relevante para sistemas produtivos instalados em regiões de temperaturas elevadas.

Às 11h será realizada uma mesa-redonda.

Gestão de equipes e manejo de poedeiras

No período da tarde, as atividades retornam às 14h, com Ascânio Fernando Drumond, da RT Granja Novo Horizonte, que abordará “Formação de Equipes e Terceirização de Atividades no Setor de Avicultura”.

A quinta palestra está marcada para as 15h e será ministrada por Valdir Silveira de Ávila, da Embrapa Suínos e Aves.

O pesquisador apresentará o tema “Práticas de Manejo para Poedeiras alojadas no Sistema Californiano e Livre de Gaiola com Acesso ao Piquete”.

Encerrando os debates técnicos, uma nova mesa-redonda está prevista para as 15h45.

Conhecimento para fortalecer a produção

A realização do V Workshop cria um espaço para aproximar conhecimento técnico, pesquisa e realidade produtiva, reunindo diferentes agentes ligados à avicultura e suinocultura.

Além de profissionais que já atuam no segmento, a programação também representa uma oportunidade para estudantes e futuros profissionais acompanharem discussões sobre novas tecnologias, modelos de manejo, gestão e eficiência produtiva.

O V Workshop de Aves e Suínos é realizado pelo IFPA – Campus Castanhal e Sindicato Rural de Castanhal, com apoio de empresas e instituições ligadas ao setor.

SERVIÇO

V Workshop de Aves e Suínos
Data: 8 de setembro de 2026
Credenciamento: 7h20
Abertura: 8h20
Local: Parque de Exposições Pedro Coelho da Mota – Castanhal
Programação: palestras e mesas-redondas durante manhã e tarde. Inscrições: disponíveis pela plataforma Even3.