“Ciclos em Movimento”, em Castanhal, de 26 a 28 de fevereiro


🟢 GUIA DE EVENTOS

A Equatorial Pará incentiva a realização do projeto Ciclos em Movimento, em Castanhal, por meio da Lei Semear.

A programação acontece de 26 a 28 de fevereiro e propõe um encontro entre cultura, arte e sustentabilidade, reunindo artistas locais, produtores culturais, artesãs e a comunidade em atividades gratuitas e formativas.

Segundo a analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, Michelle Miranda, apoiar iniciativas como essa é uma forma de contribuir diretamente para o fortalecimento da cultura local.

“Acreditamos que investir em cultura é investir nas pessoas e no desenvolvimento das comunidades. O Ciclos em Movimento promove formação, valoriza talentos locais e cria oportunidades, especialmente para mulheres e trabalhadores da economia criativa, fortalecendo redes e ampliando perspectivas por meio da arte e da sustentabilidade”, destaca.

OFICINA

A programação tem início nos dias 26 e 27 de fevereiro com a oficina “Autorretrato para Mulheres”, realizada na Escola Prof. Nazareno Moreira. A atividade é voltada exclusivamente para mulheres e propõe uma reflexão sobre identidade, expressão e pertencimento por meio da arte. Uma das turmas já conta com a participação de artesãs do projeto “Mãos que Criam”, fortalecendo redes de apoio e ampliando o impacto social da ação.

WORKSHOP

No dia 28 de fevereiro, a programação formativa segue com o workshop “O surgimento da Lambada, Guitarrada e Brega”, também na Escola Prof. Nazareno Moreira.

A atividade será direcionada a músicos e produtores culturais locais, reforçando a valorização das raízes musicais do Pará e sua relevância no cenário cultural brasileiro.

FEIRA CRIATIVA

Ainda no dia 28, a partir das 18h, o Ginásio Loyola Passarinho recebe a Feira Criativa, com a participação de 15 artesãs locais, promovendo o empreendedorismo feminino e a economia solidária.

No mesmo local e horário, acontece a programação cultural de encerramento, com apresentações das cantoras KattPará e Thaís Porpino, além do show da banda Lambada Social Club, com participações especiais de Sandrinha Eletrizante, Eduardo Du Norte e Evila Moreira, celebrando a musicalidade paraense e a força da lambada.

Ao apoiar o projeto Ciclos em Movimento, a Equatorial Pará reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social e cultural das comunidades onde atua, incentivando iniciativas que geram impacto positivo, valorizam talentos locais e promovem inclusão por meio da arte, da cultura e da sustentabilidade.

Serviço — Projeto Ciclos em Movimento

26 e 27 de fevereiro
Oficina “Autorretrato para Mulheres”
Local: Escola Prof. Nazareno Moreira
Horário: 9h30 às 12h e 15h às 17h30

28 de fevereiro
Workshop “Imaginário Caribenho na formação da música periférica paraense”
Local: Escola Prof. Nazareno Moreira
Horário: 9h às 11h

Feira Criativa e Programação Cultural
Data: 28 de feveiro
Local: Ginásio Loyola Passarinho
Horário: 18h
Entrada gratuita